Conheça o artista: Cabes

18:34


Por favor, se apresente (quem é você)?

Ricardo Cabes (cabês), mc, produtor e idealizador da Track, faço beats e trilhas, gravo, mixo, escrevo rimas, produzo eventos, e acaba de sair do forno meu disco de estréia "Todo dia é assim".

Da onde você veio?

Sul do Brasil, centro de Curitiba a.k.a Cwbeats, Paraná.

Quais são as suas influências musicais?

Estudo no Conservatório de MPB do Paraná, e aprendi desde cedo que cabeça fechada não vira. Lá você tem de tudo um pouco. Tudo inspira a música. Bossa nova, jazz, soul, rock, o que surgir a idéia pra samplear vira influência. Busco sempre coisa brasileira: Wilson Simonal, Lincoln Olivetti, Tim, Jhonny Alf, Azymuth, Jorgen Ben, Chico Buarque, Evinha, e por aí vai...Rap brasileiro também, tem muita coisa boa, antiga e nova...Nos gringos acabo indo nas mesmas buscas de soul e funk, as vezes algo diferente, rock, música indiana, samplers que os caras do rap ainda não usaram, ou algum pedaço de música que remeta ao som que esteja buscando. Rap sempre tem aqueles que você volte-e-meia tá ouvindo: Gangstarr, os primeiros do Jay-Z, Nas, Rakim, De La Soul, Pharcyde, Dilated Peoples, Common, Wu Tang, Group Homie, Notorious, A Tribe, Pete Rock, e aquelas paradas das antigas que remetem ao meu tempo de skate e pixo. Dos caras novos (ou discos novos) M-Phazes, Illmind, Black Milk, Jake One, Emilio Rojas, Muneshine, Denots Crew, Amanda Diva, entre outros.

Aonde você já apareceu, sons e apresentações importantes?

Alguns trabalhos no qual participei e produzi: “Mixtape Bumclap!” (2004), “Mixtape Agamenom” (2005), “Mixtape Zero Grau” (2006) reunindo vários MC´s da cena curitibana, “Protótipronto“ (2007) Cd do grupo Mentekpta, cd do Magú - Esses Dias” (2008), "Mixtape pra Todos" (2009) do Dj Morenno, participação na coletânea “Coligações Expressivas” (2006 – Dj Caique/SP) e do disco do produtor curitibano “Madu”, o documentário de bodyboard “Sobbreviver” (2007), o álbum “SuperAção” (2008) do grupo “Contra-Fluxo” (SP) além de produções para alguns vídeos institucionais.
Entrevistas em rádios (Programa Hip-Hop Trak´s – 91 Rádio Rock, Programa Hip-Hop Radio – 97.1 Educativa) e apresentações em programas de tv abertas e virtuais (Skate Session, Programa Enfoque – Tv Educativa, Programa Upload – Tv Transamérica, Programa Scratch, Programa Black Beats, Audiophobia Music – Groove Channel), apresentação no “Stay In” CCPA Hip Hop Festival na capital do Paraguay - Assuncion, apresentações e shows em diversas casas noturnas de Curitiba e outras cidades como Araucária/PR, Fazenda Rio Grande/PR, Joinville/SC, Porto Alegre/RS, organização do evento “Hip Hop CASA CHEIA” e também estou envolvido em outros projetos como o "Hip Hop Sessions" e o "KitiRap" que acontecem aqui em CWB. Ganhei recentemente o "Strung Out" Remix Contest do mc Skyzoo (NY) feito pela Coalmine Records.

Você produz (ou quem produz)?

Meu primeiro contato com produção foi em 2000, e desde então tem sido uma escala crescente, quanto mais você cava, mais se afunda, sempre buscando aprender coisas novas numa busca sem limite para a expansão sonora. Produzo batidas de rap e trilhas experimentais diariamente, e com frequência produzo em parcerias com amigos. Já produzi instrumentais para Savave, Mentekpta, Agamenom, Magú, Cadelis, Karol Conká, Dj Sonik, Dj Morenno, Nairobi, Murf, DelunanaDuna, Ant, Azar, Adelajah, Alterados Crew, Dimo Black & New Vic (Angola), Bob X, Comando Selva, Arcanjo Ras, Contra Fluxo, Max B.O...Além de que tem coisa nova pra sair ainda com outros mc´s...

Melhor momento no hip-hop:

Acredito que não exista um momento definitivo como "o melhor". Quando tô com os amigos naquela sintonia fazendo som é o melhor momento. São várias pessoas conectadas com o som que a gente conhece em diversos cantos do país e do mundo que são os melhores momentos. Porém esse momento presente está sendo um dos melhores (!!!), com o lançamento do disco de estréia "Todo dia é assim", a realização de um trabalho que veio de um sonho que a gente teve desde o início dessa jornada...10 anos depois, estamos só começando.

Qual o próximo passo (o que vem pela frente)?

Os próximos passos são em direção a propagação do disco aos estados do Brasil, apresentações de lançamentos e ir aonde as pessoas sentirem o som. Na sequência o que vem pela frente é a Coletânea Track Cheio com 18 faixas inéditas que já estão prontas, produzidas por mim e pelo Cilho. Projetos que serão realizados ainda este ano também são as festas do Hip Hop Casa Cheia que terão sua continuidade ao longo do ano trazendo artistas de destaque no cenário nacional e também da cena curitibana. Além é claro da produção intensiva, vários mc´s estão gravando para lançarem seus trampos pela Track...Todo dia é assim.

Mande seu salve:

Sallve! Salve-se da ignorância achando que sabe tudo! Estamos sempre aprendendo algo novo de alguma forma, e isso é evoluir. Na humildade e com toda franqueza do mundo, um salve, um abraço de coração para quem sem demagogia gosta, acredita, fortalece e apóia o trampo que a gente desenvolve, e a Track Cheio que é uma movimentação de pessoas independentes em busca de um ideal: evoluir, trabalhar e desenvolver nossa cultura com o que a gente pode fazer: propagar a informação e fazer MÚSICA!

Contato:

Contato:
cabescwb@gmail.com / Ricardo: +55 (41) 92016356
Participe da comunidade no orkut:

Você também pode gostar

1 comentários