Morre Les Paul, pioneiro da guitarra elétrica e da gravação multicanal

16:06



Les Paul, o guitarrista e inventor que mudou a história da música com a guitarra elétrica e a gravação multicanais e chegou a ter alguns hits nas paradas (muitos ao lado da esposa Mary Ford), morreu nesta quarta-feira (12). Ele tinha 94 anos.

De acordo com a empresa Gibson Guitars, Paul morreu devido às complicações de uma pneumonia no White Plains Hospital. Ele estava acompanhado da família e de amigos.

Paul ajudou a no nascimento do rock ‘n’ roll ao criar a primeira guitarra elétrica de corpo sólido, e também foi responsável por uma das invenções mais revolucionárias nos métodos de gravação: o gravador multicanal.

Com ele, os músicos puderam gravar instrumentos diferentes na mesma música, até mesmo cantando em harmonia consigo mesmos – alem de poderem mexer no equilíbrio entre as faixas dos canais para finalizar suas gravações.

Em 1952 a Gibson Guitar começou a produção da guitarra Les Paul. Pete Townsend do The Who, Steve Howe do Yes, o virtuoso jazzista Al DiMoela e Jimmy Page do led Zeppelin estão entre os que escolherem a Gibson Les Paul como sua guitarra preferida.

R.I.P.

Você também pode gostar

0 comentários